A OpenAI, criadora do ChatGPT, acusou ontem empresas chinesas de tentarem copiar seus modelos avançados de inteligência artificial (IA). A empresa também defendeu um aumento na segurança do setor nos Estados Unidos e um estreitamento da cooperação com as autoridades americanas.
A declaração veio após a start-up chinesa DeepSeek causar grande impacto no mercado financeiro de Wall Street, na última segunda-feira, ao apresentar um poderoso chatbot desenvolvido com um custo significativamente menor do que seus concorrentes americanos.
Acusações de engenharia reversa
O desempenho surpreendente da DeepSeek gerou acusações de que a empresa teria utilizado engenharia reversa para replicar tecnologias avançadas desenvolvidas nos Estados Unidos, incluindo as aplicadas no ChatGPT.
A OpenAI explicou que empresas concorrentes estão recorrendo a um processo conhecido como destilação, no qual desenvolvedores treinam modelos menores para imitar o comportamento e os padrões de tomada de decisão dos modelos maiores.
“Sabemos que empresas sediadas na China, e em outros lugares, estão constantemente tentando destilar os modelos das empresas líderes em IA dos Estados Unidos”, afirmou um porta-voz da OpenAI.
Preocupação crescente no setor de IA
O episódio reacende o debate sobre a segurança das inovações em inteligência artificial e o risco de transferência tecnológica não autorizada, em um momento em que os avanços nessa área se tornaram um dos principais focos da disputa entre Estados Unidos e China.