Neymar pode retornar ao futebol brasileiro no Santos, time que o revelou ao mundo. Os rumores ganham cada vez mais força e colunistas prestigiados do meio de futebol garantem que o anúncio será em breve.
No entanto, Neymar deve ficar pouquíssimo tempo no Brasil e jogar apenas no primeiro semestre deste ano. O colunista Diogo Dantas, do jornal O Globo, classifica a estratégia como “um trampolim” para o jogador retornar à Europa.
Neymar e sua equipe acreditam que, no Santos, ele teria o carinho e o espaço para se recuperar da grave lesão no joelho, que o levou a uma cirurgia em 2023, e voltar à antiga forma, o que atrairia novos mercados.
Livre a partir de junho de 2025, Neymar teria o valor de mercado valorizado caso retornasse ao alto nível. Ainda de acordo com Diogo, a questão financeira não será impasse porque o objetivo do atleta é jogar e voltar à sua velha forma.
O principal impeditivo ainda é o vínculo vigente de Neymar com o Al-Hilal. O jogador quer rescindir o contrato, mas sem abrir mão dos 65 milhões de dólares (R$ 383 milhões) que ainda restam para receber do clube. Segundo rumores, o staff do jogador já está em negociações para um consenso que beneficie ambas as partes.
De acordo com o colunista Lauro Jardim, também do jornal O Globo, existem 95% de chance de Neymar estar com tudo fechado e assinado com o Santos na semana que vem. O burburinho vem de pessoas que participaram da negociação.
Além da recuperação da forma física, outro fator parece encher os olhos de Neymar para um retorno ao Santos. De acordo com Lauro, existe uma negociação para que o clube seja comandado por uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), que teria o jogador como um dos sócios.
Ainda não há definição de quanto seria a participação de Neymar na SAF. Tudo depende do valor que o Santos for avaliado, informação que só se saberá nos próximos meses.